terça-feira, 13 de abril de 2010

"O Décimo Terceiro Conto" de Diane Setterfield

Título Original: The Thirteenth Tale
Autor: Diane Setterfield
Editora: Editorial Presença
Colecção: Grandes Narrativas
Data 1ª Edição: 04/04/2007
Tradução: Manuela Madureira

Sinopse
Um verdadeiro acontecimento literário.
O livro que faltava na história da ficção contemporânea.
Vida Winter passou quase seis décadas a iludir jornalistas e admiradores acerca das suas origens, mantendo oculto o seu passado enigmático, tão enigmático como a sua primeira obra, intitulada Treze Contos de Mudança e Desespero, e que continha apenas doze. Porém, tudo isto pode estar prestes a mudar quando Margaret Lea, biógrafa amadora, recebe uma carta da famosa escritora convidando-a a redigir a sua biografia. Pela primeira vez, Vida Winter vai contar a verdade, a verdade acerca de uma família atormentada por segredos e cicatrizes. Mas poderá Margaret confiar totalmente nela? E terá sido ela eleita depositária das confidências por um motivo inocente? Um romance assombroso, que se tornou um bestseller imediato e que será publicado em mais de trinta línguas.

A minha opinião

O Décimo Terceiro Conto da autoria de Diane Setterfield, foi editado pela Editorial Presença em 2007, mas passou-me despercebido e admito nem conhecia a autora. Ler este livro foi uma surpresa muito agradável, uma leitura que não irei esquecer.
Diane Setterfield conta-nos a história de Vida Winter, uma escritora de grande sucesso e muito misteriosa. Durante a sua carreira nunca falou das suas origens e quando se disponibilizava a falar, apenas contava mais uma história da sua imaginação. Escreveu a sua primeira obra Treze Contos de Mudança e Desespero, que apenas continha doze contos. Tornou-se numa escritora enigmática.
Margaret Lea, biógrafa amadora, recebe uma carta de Vida Winter a lhe convidar para redigir a sua biografia. Finalmente Vida iria contar a sua verdadeira história.
Margaret não conhecia as obras de Vida Winter, mas bastou-lhe uma noite para ler o seu famoso livro e se interessar pelo mistério que rondava a escritora.
E é neste ambiente cheio de mistério, que entramos numa viagem arrebatadora e marcante.
Um romance emocionante cheio de enigmas, que me fez mergulhar profundamente, de tal forma que mesmo quando não o estava ler, continuava a tentar descortinar o desfecho da história. Acreditem, este é um livro compulsivo e imprevisível, com mistério até á penúltima página.
Diane Setterfield revelou-se uma excelente escritora, criou personagens muito complexas e fascinantes. As descrições são tão pormenorizadas, que por vezes senti-me como se estivesse sentada em frente de Vida Winter, a ouvir a sua história. Um passado repleto de fantasmas, mentiras, sacrifícios e tragédias.
Fiquei com vontade de ler obras como A paixão de Jane Eyre e O Monte dos Vendavais, que ao longo desta leitura inúmeras vezes foram referidas.

Recomendo vivamente.

4 comentários :

  1. Olá!
    Gostei muito de ler a tua opinião.
    Só agora reparei que muitos bloguistas estão a ler este livro. Pergunto-me se será uma leitura conjunta ou coincidência?
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Olá Patricia, Olá Devorador de Livros
    vejo que já leste e que a opinião é positiva. Também estou a ler e estou a gostar muito até agora mas o tempo tem sido escasso...conto acabar lá para o final da semana. Espero que no fim a minha opinião seja tão positiva quanto a tua, gostei.
    Quanto à questão do Devorador de Livros, penso que não há mal algum em dizer a verdade. O facto de estarmos muitos a ler esta obra prende-se com o facto de na altura do seu lançamento o livro ter passado um pouco despercebido. Agora, a editora convidou-nos para uma leitura que, como bem observaste, foi aceite por diversos blogs. Uma optima leitura refira-se...
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Menina, acredita que vai fazer 1 ano que comecei com o Leitura? Parece que foi ontem!!! E calhou de cair bem na época de lançar a promoção que prometi, depois das 3 partes da entrevista com Samir. No fim, tudo deu certo! :)

    beijos!

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos,
    Obrigada Aline por teres esclarecido o Devorador de livros:)
    Aline espero que gostes do livro.
    Bjinhos e boas leituras a todos:))

    ResponderEliminar